Ecuador - América do Sul

Finalmente cheguei em terra, após 11 dias da saída de Balboa / Panamá, chegamos a terra, e infelizmente não é Galápagos.
De Balboa fomos as Ilhas Perlas, por via das dúvidas compramos mais diesel, já que os ventos indicavam que não conseguiríamos velejar e sim 'motorar'.
Saímos de lá no dia 13/05/2008, rumo a Galápagos, a motor, poucas vezes conseguimos colocar as vela em cima,  íamos completando o tanque de diesel toda vez que o mar e vento nos permitiam, pois garantir tanque cheio é importante, acho que o diesel que compramos nas  Ilhas Perlas estava com água, nosso motor parou simplesmente de funcionar sem prévio aviso, purgamos os filtros várias vezes, e sempre aparecia  mais água, enquanto isso o barco derivava para a costa, uma loucura, fazíamos a limpeza dos filtros a cada 4 horas, teve vez de fazer em meia hora depois de voltar a funcionar o motor, já estávamos pensando que não conseguiríamos, quando o vento nos permitia, levantávamos as velas e fazíamos o nosso caminho em bordos, muitas vezes voltando ao ponto de partida, ou seja não existia rendimento para avançar, estávamos mais indo para traz nas velas, portanto resolvemos que iríamos para o Ecuador para consertar um dos filtros (temos dois, mas só um conseguimos fazer funcionar) e nosso enrolador de genoa também começou a não enrolar por inteiro, por causa disso passamos a usar a trinqueta.
21/5/2008
Quando atravessamos a linha do equador nosso maior drama aconteceu, começamos a encontrar muitas lanchas pequenas de pescadores a 45 milhas da costa , eram 2h20 da madrugada,  fomos perseguidas ( agora sabemos que é um local de pirataria), pisamos fundo no  motor e graças a DEUS ele não nos falhou, foram mais ou menos 30 minutos de motor em 2000 rpm de cara para as ondas, apagamos as luzes de navegação, a noite estava muito escura embora fosse lua cheia, estava chuviscando e as nuvens estavam bem escuras, ficamos invisíveis, aumentamos bem a distância e eles desistiram, mais uma vez GRAÇAS A DEUS. Quando eles se aproximaram Marisa estava de frente para eles e não gostou do que viu, eu estava no leme e motor. (para os íntimos, a primeira coisa que lembrei foi de chamar pelo Dr. Gold), turbulências...
Continuamos com as luzes apagadas e com todos os sentidos ligados, sempre encontrando esses pescadores, uma ou duas horas depois um destes barquinhos, acho que por não nos ver veio em nossa direção, fizemos 180graus e eles passaram, realmente nem devem ter nos vistos, voltamos ao rumo novamente, mas a adrenalina...
Nosso turno foi direto, ninguém consegue dormir ou relaxar numa hora destas, chegamos a Bahia de Manta no Ecuador às 16h30, sem carta detalhada, fomos muito bem recebidas pelos pescadores locais, nos orientando e ajudando a encontrar o Yatch Club de Manta, nos prendermos a bóia.
Dormimos como anjos após um banho de água doce, hoje saímos para internet e começar a providenciar todos os consertos necessários.
É isso moçada, embora o susto tenha sido grande, tudo já passou, é impressionante em nenhum momento sentimos apreensão em relação ao mar forte, ventos, a natureza em si, mas quando se encontra o bicho homem pelo caminho a coisa se altera.

Beijos

Cristina Berringer

Para ver os barcos que naveguei, os portos, ilhas e paraísos por onde passei, visite meu álbum de foto, clic aqui.

San Blass -  Panamá  março de 2008

Veleiros no canal do Panamá, em Miraflores.março de 2008

Ponte das américas que une a américa do sul com a do norte pela américa central