Percurso:
  Galápagos a Hiva Oa

Saímos em 12/6 e logo nos primeiros dias de navegação cada um deu um palpite de quantos dias levaríamos na navegação, meu chute foi o mais baixo de 21 a 23 dias, “ganhei”, fizemos em 23 dias as 2.931 milhas.
Todos os dias falávamos por rádio com Miguel, um radioamador da Argentina (freqüência  14395)  que nos passava a previsão metereológica para as próximas 24hs e também manda notícias para nossos familiares quando estamos em navegação),  passamos também a participar de um grupo de veleiros que estavam vindo para as Marquesas, cada um se identificava, dava posição, informava sobre sua navegação,  a grande maioria deles vinham a nossa frente e com isso ficávamos sabendo o que nos esperava de ventos ou calmarias.
Se quiséssemos comer peixe era só colocar a linha na água, comemos uns belos dourados, o maior deles devia pesar uns 15 kg e media mais ou menos um metro e alguma coisa,  comi várias vezes meu tão sonhado sashimi  e Marisa inventou algumas receitas no forno que ficaram divinas.
Foi uma velejada gostosa, lógico que tem aqueles dias que o vento e o mar te balançam mais do que deve e a noite mal dormida com o vento em popa rasa, a minha dor no quadril que parece ser nos rins a incomodar, isso quase passa a fazer parte.  Dias lindos  e noites muito escuras, mas maravilhosas, as estrelas sem lua brilham como nunca, adoro o escuro, adoro o turno da noite.
Ancoramos em Hiva Oa – Baie de Tahauku, a ancoragem está bem cheia, todos com ancoras na proa e popa, com isso continuamos balançando bastante, encontrei com Patrick (estivemos juntos em Medregal/Venezuela e ele fez a travessia do canal comigo no Navigo), encontramos também o  Barbapapa, veleiro que o Adhemar fez a travessia do canal. Patrick andou arrumando o chuveiro da nossa ancoragem, umas paredes sem porta com um cano e uma mangueira com uma água doce geladinha. Santa e maravilhosa água doce.
Do porto a vila de Atuona são uns 45 minutos de caminhada num sobe e desce (4 a 5 km), algumas vezes conseguimos carona, a maioria não.
No escritório das autoridades locais, a “gendarmerie” tive que pagar uma caução de repatriamento 117 mil e qualquer coisa de francos franceses, em torno de 1620 dólares, é uma forma deles garantirem que você vai embora,  você recebe esta caução quando dá a saída da Polinésia Francesa, no meu caso vai ser em Papete.
A ilha de Hiva Ao  é montanhosa e bem verde, tem um pico que constantemente está entre nuvens, lindo, já o fotografei um montão de vezes,  tudo é muito limpo e florido, desde lado pelo menos temos somente duas praias com areia bem preta, a maioria das encostas são paredões rochosos,  pouco comércio, pouco turismo, são consigo saber realmente qual a fonte de renda deste povo, tenho a impressão que há subsídio do governo francês.
A vida por aqui é cara, uma lata de coca sai mais ou menos R$10,00, daí imagina-se que uma refeição não sai por menos de R$50,oo, a sorte é que não existe um comércio convidativo ao consumismo e a ancoragem é gratuita.
As frutas do momento:  manga, limão e pomelos (uma espécie de laranja, enorme).
Visitei o túmulo de Paul Gauguin,  e não vi tantas mulheres com as pernas que ele pintava, tudo está mudado, a identidade do ilhéu não é aquela que a gente via em filmes ou lia,  é a globalização – assim mesmo tivemos a oportunidade de assistir 2 hs de danças típicas, eles parecem estar sempre em festa, é um povo alegre.  Na festa que houve dia 14 – Revolução Francesa -  onde todos dançavam, ouvi e dancei “Moranguinho do Nordeste”.
Marquesas está na mesma latitude de Pernambuco, mas aqui a noite tem esfriado bastante, na realidade desde o Equador que as noites tem sido frescas, acredito que seja influência da corrente fria de Rumboldt

Cristina Berringer

Se quiser ver mais fotos dessa viagem  visite meu álbum de foto, clic aqui.