image

Que pescador mentia eu já sabia, para aumentar o tamanho do peixe. Para diminuir o feito, foi novidade.

Estávamos a cerca de 10 milhas de Natal e escutamos conversas no VHF de que a pesca estava fraca, que não dava nada, ou só uns peixinhos. Pensamos: se eles que conhecem o lugar não estão pegando nada, imaginem nós! Melhor tirar a isca da água.

Na chegada ao Iate Clube de Natal, percebemos que a coisa não era bem assim… O pessoal descia das lanchas com cavalas e bonitos de mais de um metro. Estavam chegando de um campeonato de pesca. A mentira no rádio fazia todo o sentido.

Por fim, fomos convidados pelo Fernando (da Marta), membro do grupo     dos mentirosos, digo, pescadores, para comer no Clube o peixe pescado.

Fizemos uma excelente viagem de Salvador para Natal, embora com pouco vento, seguido pela correria com a ventania dos pirajás, quando não era possível deles desviar.

Também houve uma ocorrência de terrorismo a bordo, provocado por uma cafeteira italiana, que resolveu borrifar café por todo o lado, insatisfeita com o balanço do mar.

Tivemos o prazer de reencontrar o pessoal do Iate Clube do Natal, e os barcos que fizeram a Regata Noronha-Natal, povo super festeiro, que devemos reencontrar no Caribe, e na nossa volta.

De festa em festa, aconteceu a do aniversário do Dorival, junto com o Felipe do Carapitanga, e da Paula do Andante. Com direito a bolo e brigadeiro maravilhosos, feitos pela Elaine do Catamarã Pura Vida (doceira de primeira) e pela Marta do Fernando (como todo mundo a chama aqui, que por sinal é médica e dona de suas próprias opiniões). 

image

No mesmo dia de aniversário, um super presente: um almoço no Navio Patrulha Macau, da Marinha do Brasil, a convite de seu Comandante, que conhecemos na Refeno de 2010, no comando do Navio Patrulha Graúna.

Agora chega de Festa. Estamos nos preparando para a próxima viagem. O Luthier está pesado com o estoque que fizemos de provisões, incluindo o feijão-preto e a farinha de mandioca, nossos queridinhos do dia-a-dia, difíceis de encontrar fora daqui.

Verdade seja dita: estamos levando também umas cachaças. Nada de mentira, afinal, ninguém aqui é pescador, só velejador.

Catarina

Aviso aos navegantes desta página: estamos praticamente sem internet. Com a internet pré-paga VIVO desconectado, e a do clube funciona mal. Conseguimos alguma coisa, de vez em quando, para baixar e-mails e previsão do tempo.

Em tempo: Velejadores, mergulhadores, caçadores, etc.. também mentem, ou seja, todo mundo mente (como diz o Dr. House, do famoso seriado de mesmo nome). CLIQUE NAS FOTOS PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO. DORIVAL