Boa Noite amigos,

Posição: 03°41,78N 047°01.9W
Rumo: 304 verdadeiros
Velocidade: 5 nós (a motor desde as 15:00 hs)

Vento: sem vento.
Ondas: 1,5 metros (há uma ondulação de fundo vinda do norte com 2 metros 16 segundos)

Mais um dia de boa navegação. O céu está mais nublado e o vento mais fraco. Velejamos bem até 15:00 hs, depois o vento caiu abaixo dos 3 nós e tivemos que ligar o motor. Desde Natal, é a primeira vez que estamos usando o motor.

Hoje o dia também foi um pouco mais fresco. Tivemos 30 ao invés de 32 graus Celsius na cabine.

Ontem à noite, pelo rádio SSB, o Luis, do Green Nomad, me avisou que haveria o lançamento de um foguete Arine em Korou às 18:34. Na hora certinha, apesar de estarmos cerca de 400 mn de distância, deu para ver o forte risco no céu, até desaparecer atrás de uma nuvem.

Ainda não vi a meteorologia hoje, mas acho que já estamos na Zona de Convergência Intertropical, pouco vento e muitas nuvens.

Até amanhã.

Abraço, Dorival.

O Amazonas é um rio que merece respeito. Mesmo a praticamente 200 milhas náuticas de sua foz, deu para sentir a correnteza provocada por ele. Juntaram-se ondas altas, mas longas, vindas de norte, e a passagem por este trecho ficou um pouco tumultuada. Eu senti mais que o Dorival, fiquei mesmo atrapalhada.

Desde que estamos no Hemisfério norte, à noite tem aparecido no encalço do barco, pela popa, uma forte luz branca e baixa, que já pensei ser a luz de um mastro, mas não era. Fica ali a noite toda até o amanhecer. Deve ser um planeta, vamos ver na carta celeste hoje. Um doce para quem adivinhar qual é o astro.

Catarina