Boa Noite amigos,

Posição às 18:48 UTC : 04°38,58N 049°03.7W
Rumo: 300 verdadeiros
Velocidade: 6.5 nós

Vento: 10 nós ENE
Ondas: 2 metros 8 segundos, de alheta – confortável.

Eu estava me lembrando da nossa travessia de Natal a Tobago em 2010. Fizemos várias escalas, Galinhos, Fortaleza e Ilha dos Lençois. Tínhamos menos experiência do que hoje, e não tinhamos o costume de registrar os dados de navegação e amenidades. Do que me lembro, de Ilha dos Lençois até onde estamos hoje, saindo de águas Brasileiras, esta nossa viagem está muito parecida com aquela de 2010.

Ontem, ficamos sem vento por um bom tempo e depois entrou um NE forte e mais frio que o ESE que vínhamos tendo.

O vento acabou ontem às 15:30 hs locais, e só voltou hoje às 10:30 com 20 nós NE, e foi diminuindo lentamente até os 10 nós que temos agora.

Motoramos a noite toda e tivemos muita chuva. O dia hoje foi bastante nublado com algumas pancadas de chuva. Quem manteve as baterias carregadas foi o gerador eólico.

Tinha essa chuva toda na previsão do tempo…. SEI NÃO, SÓ SEI QUE FOI ASSIM. (da obra Auto da Compadecida de Ariano Suassuna). Será que a obra e o autor são outros?

Abraço, Dorival.

Tudo cansa. Tomar banho cansa, fainas com as velas cansam, cozinhar cansa. Até escovar os dentes. É que para fazer qualquer coisa tem que se segurar, fazer força com as pernas e os braços, para evitar cair com o balanço do mar. Claro que, nos intervalos, dá para descansar.

O Luís, do Green Nomad, vai ganhar um doce, provavelmente em Tobago. Ainda não sei se alguém mais.

Catarina