ESCOLA DE VELA E CRUZEIROS (Curso de Iatismo)

É o propósito de passar a experiência das viagens mais longas que incluem pernoites no mar e diferentes ancoragens. A rotina de bordo e o cumprimento dos turnos e suas responsabilidades tais como: o entendimento dos sinais luminosos fixos (Faróis , bóias , etc..) e a interpretação da evolução das embarcações (Pesqueiros, navios mercantes, rebocadores, etc..) observando suas luzes e sinais sonoros e as manobras evasivas para se evitar colisões e abalroamentos. O uso dos equipamentos de salvatagem e manobras de homem ao mar. A utilização geral do radio VHF ou SSB e o procedimentos nos avisos de socorro, emergência e segurança. A manutenção de um livro de bordo (a memória do barco), o uso dos equipamentos de navegação tais como: GPS, Radar, Ecossonda, o trabalho nas cartas náuticas e o uso das cartas piloto na elaboração dos trajetos.


Velejando na Malásia

O uso dos elementos meteorológicos e oceanográficos na previsão do tempo, as cartas sinóticas e gráficos explicativos. O hábito da observação do barômetro, nuvens e estado do mar e suas possíveis interpretações. Técnicas para se enfrentar o mau tempo.

As varias formas de ancoragem e o tipo de equipamento utilizado, noções de mecânica de motores diesel e de popa. Abastecimento de um barco para viagem longa como: o rancho, farmácia, água potável e combustíveis.

A cozinha de bordo, o preparo e a preservação dos diferentes tipos de alimentos.

O vestuário apropriado, pescaria e bibliografia recomendada.

Em resumo, a idéia é um curso prático e dinâmico, iniciando-se com um pequeno grupo de tripulantes (Máximo de 4 a 5 pessoas) tendo um "Briefing" sobre a embarcação seus equipamentos, cartas, etc.

Após a armação do veleiro, partir por alguns dias perfazendo um trajeto variado onde as situações irão acontecendo ou sendo provocadas dentro dos limites do bom senso e segurança.

** Obs: As saídas podem ser feitas a bordo dos veleiros Jamanxim, Wotan ou em embarcações devidamente equipada de propriedade de um dos interessados no curso.

**Obs: A prática da navegação astronômica poderá fazer parte do estagio se houver interesse do participante no curso.

**Obs: Além dos cursos práticos, pode-se organizar também para um grupo, cursos teóricos visando à obtenção dos títulos de mestre e/ou capitão amador. Minha bagagem teórica e embasada no estudo para praticagem de navio nos portos do Brasil.