Um Giro pelo Atlântico

TEXTO DA ORELHA DA CAPA

Há dezesseis anos, o engenheiro mecânico Marçal Ceccon, no meio de uma carreira profissional sólida, decide mudar radicalmente o rumo da vida de sua família. De pacatos moradores de uma cidade do interior de São Paulo, Marçal, sua esposa Eneida e seus filhos, Marcelo e Clarissa, assumem um estilo de vida alternativa mudando-se para o veleiro Rapunzel.

Após uma viagem de circunavegação que durou quatro anos e meio, o Rapunzel volta ao Brasil, um sonho realizado! Marcelo e Clarissa reassumem os estudos interrompidos e mudam-se para terra. O casal, a essa altura "cidadãos do mundo", continua vivendo a bordo, "tentando manter-se a uma distância segura do sistema", como enfatiza Marçal no seu livro RAPUNZEL NOS MARES DO SUL, publicado em 1998.

Em 2004 o Rapunzel zarpa novamente. Sem a companhia dos filhos, o casal parte para uma nova experiência, voltando ao Caribe e de lá assumindo uma rota conhecida desde os tempos do descobrimento, a famosa "Volta do Atlântico". Trezentos e onze dias mais tarde, o Rapunzel volta ao Brasil com mais de dez mil milhas adicionadas ao seu "log" e, naturalmente, com muitas histórias em seu diário de bordo.

Com a publicação de "Um Giro Pelo Atlântico", mais uma vez, o autor tenta dividir com seus leitores um pouco da sua experiência e das informações acumuladas em viagem. Tendo escrito todo o texto a partir dos registros de viagem do diário de bordo, num relato sem pretenções literárias, o autor adota um tom quase coloquial de linguagem, característico de suas palestras e publicações anteriores e transporta o leitor para bordo. Realmente, navegar nas páginas desse novo livro é como fazer parte da tripulação. Boa viagem!