Pé na estrada

Grécia um país azul
Itália: Mar Adriático
Grécia mar Iônico
Ao mar, novamente com leme
Sem leme e sem documento
Bem vindos ao Aquarela

Amigos de terra, mar e ar

O Caribe é aqui

Depois de muita espera em aeroporto e várias conexões eu finalmente cheguei em Puerto la Cruz, quer dizer no Complexo Turístico El Morro - Venezuela; onde tem tudo o que se pode imaginar, há um shopping,
supermercado, padarias, cinema, lojas náuticas, muitas marinas, estaleiros, e afins, hotéis, campo de golfe, clubes. E dezenas de apartamentos, centenas de casas pequeninas e algumas mansões, tudo isso em 12
milhas de canais, um labirinto. O pessoal da Marina PMO é sempre muito solicito e educado; qualquer coisa que precisar é só falar com Pilar. Aliás todo o contado que tive com o povo venezuelano foi sempre muito
gentil e educado. Mesmo assim não posso dizer que conheci a Venezuela, pois até em Maiquetia fui direto para a pousada porque já era muito tarde e meu vôo no outro dia era de manhã muito cedo.
      Em Puerto la Cruz conheci as irmãs Cristina e Nani, espanholas que vivem lá há mais de 15 anos. Elas são os anjos da guarda na terra, tudo o que se precisa em logística Cristina pode realizar,(Agencia de Viajes y
Turismo Iruña); além é lógico do happy hour todos os dias na maravilhosa varanda da sua casa no canal principal e o quitutes mais deliciosos que Nani faz para nos esperar. Os pouquíssimos dias que estive lá foram
marcados pelo carinho e amizade das irmãs Valois.
      Partimos para Los Roques na manhã do dia 14 de janeiro uma semana depois que eu havia chegado em Puerto la Cruz, saímos quase sem vento de manhã bem cedo, já perto das 11h subimos todas as velas do Terza Santa Maria,( um San Germani, italiano de 68 pés, de madeira) velejávamos em confortáveis 8 nós, quando anoiteceu e aumentou o vento, começamos a fazer 9 nós, tivermos que por o pé no "freio",
reduzimos os panos e a velocidade para 7 nós porque planejamos chegar com o dia amanhecendo, pois o arquipélago é repleto de corais, uma região muito perigosa pra navegação noturna, nessa travessia a lua
nos presenteou com um belo luar cheio, muita luz e um mar cor de prata. Jogamos âncora as 7h da manhã enfrente a vila de Los Grandes Roques.
     Los Roques é possivelmente um dos lugares mais lindos e maravilhosos do Caribe, é um parque ecológico, protegido. Um paraíso!! São 42 ilhotas e aproximadamente 250 bancos de areia, arrecifes, coralinos e sedimentos calcários. Em Dos Mosquises se encontra instalado desde 1963 a Estação Biológica - Fundación Científica Los Roques, encarregada da preservação, análise e acompanhamento do ecossistema do Parque Nacional. Para visitar esse paraíso é preciso requerer permissão às autoridades governamentais ainda no continente.
     A ilha maior é chamada de Los Grandes Roques, tem uma vila minúscula que vive exclusivamente de turismo, tem um aeroporto e umas 6 ruas, todas de areia, com casinhas simples e coloridas, com muitas
flores e árvores. As pessoas são muito gentis e a vida é extremamente simples, existem 4 mercadinhos que se acha o básico, básico mesmo. A vila é um charme quando se esta em terra, mas do mar parece um
acampamento de obras. Vivem nas ilhas 1200 habitantes em 221.120 hectares. Possue 98% das espécies de corais existentes no mundo e mais de 90 espécies de aves das quais 47 são migratórias e centenas de
pelicanos.
     Para se chegar em Los Roques somente de avião ou barco que fica há 160 milhas de puerto La Cruz!!
     Aqui embarcaram mais dois hóspedes, agora éramos em 6 pessoas a bordo, o barco tem um boa infra-estrutura e conforto, um bom desalinizador que fazia 150 litros de água por hora, um potente gerador,
geladeira, freezer e até máquina de lavar roupa. E muito mas, muito trabalho, sempre tínhamos que ajustar ou consertar alguma coisa, o que quer dizer horas trabalhando. Viajar pelo mundo assim, trabalhando em
veleiros é muito interessante, pois se conhece vários lugares e ainda recebe por isso, é mas tudo tem um preço! E cuidado pra não "entrar de gaiato no navio!!"
    Todos os dias visitávamos uma ilhota ou atol diferente. A cada dia ao entrar num atol se tinha a impressão de que é sempre o mais bonito até irmos para outro. Água tem uma temperatura perfeita, sempre 28 graus,
muito sol e um vento constante de 10 a 15 nós, durante as 24 horas do dia sem falta!
    Há um pouco de chuva diariamente, que dura exatamente 5 minutos, o tempo de "adoçar" o barco.
    Por enquanto é só, apreciem as fotos e planejem essa viajem porque aqui é tudo de lindo!! Daqui uma semana partiremos para Santo Domingo "inté" lá!

Bons ventos

Christina

Los Roques - Venezuela
22 de janeiro de 2006

Essa é um dos Cayo mais lindos, Cayo Madresquí, Los Roques - Venezuela, janeiro de 2006 e esse pequeno veleiro franc^s é um casal muito simpático que atravessaram o Atlântico e estão recebendo de férias os sogros...

As 7h da manhã, aeroporto de Maiquetia, Venezuela dia 07 de janeiro de 2006

Puerto La Cruz, Complexo Turístico el  Morro, janeiro de 2006

Farol antigo de puerto la Cruz, agora está dentrode um dos canais, janeiro de 2006

O veleiro e a casa das irmãs Valois

amanhecendo, chegada em los roques, sozinha no meu turno, janeiro de 2006

Los grandes Roques, Venezuela, ancouradoro, janeiro de 2006

Enseada de Crasquí, Los Roques, janeiro de 2006

Ainda Crasquí

Francesquí, a baia mais bonita que já vi!! janeiro de 2006

Francesquí, um cayo, uma baia muito protegida, linda!!! janeiro de 2006

Los Gran Roques, no fndo da baia há um pequeno (27 pés) veleiro frances com 4 pessoas a bordo, janeiro de 2006