Mãe e filho... até o fim

próxima parada!!!! Xiiiiiiiii.....

Grécia um país azul
Itália: Mar Adriático
Grécia mar Iônico
Ao mar, novamente com leme
Sem leme e sem documento
Bem vindos ao Aquarela

Amigos de terra, mar e ar

"Já estou com o pé nessa estrada...
em qualquer direção... um dia a gente se vê..."

30 de março 2006: A idéia nasceu assim, assado... melhor que frango com quiabo! Christina e Mateus, mãe e filho, resolvemos viajar juntos de férias, nosso projeto era ir para um lugar que nenhum de nós conhecia.
  Então partimos com duas mochilas, quatro pés, bom humor, espírito de aventura, mapas e guias, uns semi-roteiros (dicas de amigos viajados) e com o slogan 'só se for assim' ...
  Assim: meio sem dinheiro, meio sem destino, com um amigo em 'cada porto'. Escolhemos o sul do Brasil, Uruguai e Argentina.
  Já era hora, com férias super estendidas e idéias entendidas partimos para Angra dos Reis, rumando sempre para o sul. O caminho será o nosso próprio destino.

Roteiro de Viagem

BrasilRio de Janeiro: 4 dias início de abril, visitar uns amigos e fazer um tour básico

Angra dos Reis: 2 semanas, fazer as mochilas, planejamentos, reencontrar os amigos, e abastecer as baterias para a viagem.
Parati, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião: 5 dias, conhecer as praias, histórias e cultura regionais.
São Paulo: um pequeno 'pit stop'  de 4 dias, para finalizar a logística da viagem.
Curitiba:2 dias para conhecer a cidade e partir de trem para Paranaguá. Dali, iremos ilha do mel e depois ilha de São Francisco.
Florianópolis: uma semana, temos um QG para nossa infra-estrutura e sairemos para o reconhecimento da região. Litoral: Ganchos, Garoupaba, Praia do Rosa, Ferragem, Bombinhas, Embaú, Laguna.
Rio Grande do Sul: 4 dias, seguiremos pelo litoral passando por Torres, Hemenegildo, Rio Grande, Pelotas e Chuí.

Uruguai: 10 dias, Chuy, praias La Barra e Piriápolis, reserva ecológica Santa Teresa, Cabo Polônio, Punta del Este, Montevidéu,  Colônia do Sacramento e Carmelo.

Argentina: 1 semana, Buenos Aires, Mar del Plata.

27 de abril 2006:

Pé na estrada sul do Brasil

Saímos de Angra dos Reis no dia do índio, passamos por Paraty e seguimos pra São Paulo. Lá ficamos na casa do meu irmão e visitamos minhas amigas que não via há muitos anos, foi divertido muito especial essa passagem por São Paulo.
Chegamos em Curitiba no dia 25 de abril, a cidade nos deu a impressão de ser pasteurizada, tudo bonitinho, limpinho, organizado.
visitamos o Jardim Botânico e a impressionante exposição de Frans Krajcberg.
Fomos ainda na Ópera de Arame e um giro no centro Histórico de Curitiba.
No dia seguinte pegamos o trem para Morretes, a cidade fundada em 1721,
pela Ferrovia Paranaguá/ Curitiba com a distância de 68km. Aqui conhecemos e conversamos por alguns minutos com um ciclista uruguaio de meia idade, sua bicicleta era muito simples e pouca bagagem; ele puxou conversa com a gente e nos contou que estava viajando para o Ceará e pretendia fazer essa viagem em 11 meses; nos incentivou a fazer o resto da nossa viagem também de bicicleta, falou nas vantagem e nos tranqüilizou quanto as baixas temperaturas da patagônia e nos deu muitas dicas de lugares bonitos e imperdíveis. Contou-nos ainda que ele viaja pela América do sul à 22 anos sempre de bicicleta e que o Brasil é o último país que faltava para ele conhecer, passei para ele também algumas dicas de lugares e estradas.
Foi um encontro rápido na parada de ônibus de Morretes, enquanto esperávamos a partida para Paranaguá, não trocamos contatos nem nomes, nessa hora somos apenas viajantes interagindo o máximo de informações e dicas, no menor tempo possível que nos permite o acaso de encontrar essas pessoas especiais que fazem toda a diferença nesse tipo de viagem.
O Parque Estadual do Marumbi fica na Serra do Mar, e é uma das paradas da Ferrovia (Estação Marumbi), no parque está o Pico do Marumbi com 1539m, há ainda a cachoeira Marumbista com uma queda d'água de aproximadamente 50 m, além da represa do Capivari que também está na área do parque. Pode-se fazer caminhada, acampamento, montanhismo e escaladas, no rio nhudiaquara permite a prática de esportes como canoagem, bóia-cross e pescarias.
Depois de explorarmos esse paraíso, seguimos para Paranaguá que fica à margem do rio Itiberê, o lugar era habitado desde 1550, e tornou-se vila em 1648. É daqui que se parte para a Ilha do mel e na baia de Paranaguá está o Porto D. Pedro II, considerado o maior porto exportador de grãos do Brasil.
Ainda em Morretes conhecemos um senhor japonês que acabamos por encontrar de novo no albergue que estávamos hospedados e que tinha muitas histórias malucas e que havia adotado São Paulo como cidade do coração.
Outros lugares que conhecemos chegamos a conclusão que não voltaríamos mais, não porque eram ruins ou feios, mas porque foram para nossa lista de uma vez só basta: Curitiba, Morretes, Paranaguá, Joinville .
Há ainda nossa lista de "aqui eu volto" que quando acabar a nossa viagem irá para o ar!!
O que mais marcou nossa viagem até agora depois de mais de 3 semanas na estrada, foi o aspecto humano, o reencontros com minhas amigas de infância e as pessoas que conhecemos e que fizeram toda a diferenças dos lugares por onde passamos.

03 de maio

Nossa viagem continuou por Santa Catarina, com dias de sol muito bonitos e de temperatura agradável.
Entramos no estado, por Joinville, que particularmente não gostamos e ficamos somente 2 horas na cidade, daí partimos para a ilha de São Francisco do Sul, que é o primeiro povoado de Santa Catarina: Binot Palmier de Gonneville aportou na ilha em 1504 e seu povoamento ocorreu por a partir de 1658. Fica localizada na Baia da Babitonga, enfrente Joinville no Norte do estado, nessa baia ainda possui 14 ilhas.
A ilha de São Francisco do Sul, tem duas lagoas, muitas praias belíssimas é um lugar que se pode ficar muito tempo para explorar.
A cidade tem no centro histórico mais de 150 casas tombadas pelo patrimônio histórico e o imperdível Museu do Mar.
Depois seguimos para Balneário Camboriu, Itapema e nos instalamos em Porto Belo, uma cidade colonizada por portugueses vindos dos Açores há mais de 247 anos. Essa cidade é pequena e muito simpática, o mar muito limpo,existem algumas trilhas que levam às praias maravilhosas; vizinho 10km tem Bombinhas, outra cidade mais nova e bastante turística e com praias e paisagens incríveis,  um mar transparente e a água ainda com uma temperatura agradável mesmo no outono.
Chegamos em Florianópolis no dia primeiro de maio, fundada por Francisco Dias Velho em 17 fevereiro de 1673 e a vila se chamava Vila de Nossa Senhora do Desterro, e sua colonização foi açoriana.
A área da ilha é de 436,5km quadrados, muitas e lindas praias, dunas, lagoas, mangues, montanhas.
O transporte urbano é bem organizados e funcional, pode-se conhecer a ilha toda utilizando o serviço de transporte urbano, a Lagoa da Conceição tem água limpa, transparente e quente; daqui fomos pra a praia da Joaquina conhecida internacionalmente por ser uma praia de surfistas, onde acontecem mos campeonatos de surf, aqui tem muitas dunas e é lindíssima.
No mesmo dia seguimos para Barra da Lagoa, um povoado menor, área de proteção ambiental, aqui se pode fazer muitas trilhas, e como o nome já diz é a barra onde a lagoa da conceição se encontra com o mar. Na trilha da galheta, quando se está lá no alto, tem-se uma vista maravilhosa da lagoa, do mar e das montanhas.
Conhecemos ainda CanasVieiras, Jureré, Jurerê Internacional, Daniela, tudo ao norte da ilha.
Nosso dia já estava chegando no final e resolvemos ver o por do sol na praia do Forte, que fica entre Jurerê e Daniela; o dia, o sol, o lugar, a vista, tudo combinou para termos um especial entardecer.
Saindo do Forte, e como ninguém é de ferro paramos um barzinho, com vista para o mar e comemos camarão (grandes e deliciosos) e cerveja gelada.
No dia seguinte seguimos para o sul da ilha, fomos para Armação e Matadeiro um lugar especial, porque o sul ainda é mais selvagem, existem poucas casas e a natureza ainda esta intocada. Passamos também em Campeche, Pantâno do Sul e Açores do lado sueste da ilha. Depois seguimos para o lado oeste da ilha onde conhecemos Ribeirão da Ilha, de água muito abrigadas e fazendas de ostras, come-se muito bem; em Caeiras da Barra do Sul no fim da estrada encontra-se o farol e uma trilha para a praia dos Naufragados.
O que foi uma surpresa para nós, Floripa e também o norte do estado, primeiro por suas belezas naturais, as praias, montanhas, cidade históricas que até agora foi eleito por nós o lugar mais bonito da viagem; e em segundo e infelizmente pela pouca simpatia dos nativos no tratamento com os turistas. Mas isso ainda pode ser mudado. O que é imperdível realmente é visitar e conhecer o estado de Santa Catarina.

Christina e Mateus

Véspera do primeiro dia do resto da nossa viagem, 29 março 2006

made in Tarcila do Amaral

Dia de "segunda-feira", almoço no quintal... Bracuhy, abril de 2006

Dias de sol, vamos aproveitar!!!!! Angra dos Reis, abril 2006

Mateus, na ilha Grande - abril de 2006

um dia de sol e céu azul em Sampa!!!! abril de 2006

Mercado Municipal, SP - hummmmm!! sanduba de mordatela e pastel de queijo.....

Visitas culturais!!!!!!!!!

Até parece que entende... Exposição de Frans Krajcberg - Curitiba/PA, abril 2006

Praia da Armação, Floripa/SC maio de 2006

Vista da Barra da Lagoa, Floripa/SC maio de 2006

Entardecer na Praia do Forte, Floripa/SC maio de 2006

Casa onde nasceu e viveu Anita Garibaldi, Laguna/SC maio 2006

Av Uruguai no Chuí do lado direito da foto é o Brasil, e do lado esquerdo Av: Brasil, Chuy no Uruguay, as duas avenidas são mão dupla...

"da janela lateral do quarto de dormir..." essa era a vista da nossa cabana no parque nacional de Santa Teresa/UY maio 2006

Mãe e filho caminhando, caminhando....por Sta Teresa/UY, um lugar maravilhoso, não dá vontade de ir embora

Casa tomara que não caia... fica em Punta del Diablo, um lugarejo muito pequeno no norte do Uruguay, que recebe surfistas e hippies do mundo inteiro. Não há ruas entre as casas, nem cercas....

Iate Clube de Punta del Este/ UY

Casa Pueblo em Punta Ballena/ UY

Muiiiiiitttttto friiiiiooo, 5 graus e com vento!! Mas nem assim desistimos de passear por Colonia, que é Patrimônio Histórico da Humanidade

Calle D Los Suspiros, Colonia do Sacramento/UY - elegemos essa a cidade que mais gostamos!! maio de 2006

Farol de Colonia, pra variar um pouco... quase que nossa viagem acaba aqui, pois nossa vontade era de morarmos nessa encantadora cidade

dias felizes!!!!!!!!!!

Iate Clube de Carmelo, aqui pegamos o catamarã para irmos até Tigre, na Argentina - maio de 2006

Mar del Plata, o dia mais frio da viagem, as 8h da manhã pegamos 3 graus negativos e sem vento para nossa sorte. É uma cidade muito bonita, adoramos o povo daqui!!!

Pizzaria do Joe, tudo de bom! em Mar del Plata. Viemos aqui para visitar nossos amigos, sobrinhos netos do meu vizinho Roberto/Tiburun, fomos muito bem recebidos! Adoramos a cidade!