Feed on
Posts
Comments

Yahga

 

ushuaia (23)

 

 

 

 

 

 

 

Para os atentos, não esta escrito errado, Yahga é um canal que separa as Ilhas de Hoste e Navarino à sudeste de Ushuaia, atualmente o canal leva o nome de Angostura Murray.
O missionário Tomás Bridges que esteve na Tierra del Fuego por volta de 1830, queria dar um nome ao povo indígena fueguino que encontrou aqui na região do Ushuaia (que na língua nativa significa “baia que entra para oeste”),  perguntou-lhes de onde vinham, onde moravam e a resposta foi de Yahga, o canal no meio das ilhas onde habitavam os indígenas, assim deu-lhes o nome de yahgan (em inglês) ou yagán(em  castelhano).
“… yaganes eran los que vivían em el Yahga”.
Depois os yaganes virou nome de rua, a que ficava entre o final do povoado primitivo e o Presídio, onde hoje é a cidade de Ushuaia. E nome de veleiro.
Hoje  2km depois de Puerto Williams- Isla Navarino- Chile,  do  outro lado do canal de Beagle fica a histórica villa Ukika onde ainda se encontram algumas casas tipicas dos yaganes,  lá vive, dizem, a última descendente do povo yaganes.

2 Responses to “Yahga”

  1. Olá João e Chris,
    Um prazer passar por aqui, no BLOG… Prazer maior ainda foi conhecer vocês em ANGRA!!!
    Hoje, lendo na INTERNET achei informações sobre o “Aquarela” e li sobre a Christina e seu veleiro de 22 pés. Fiquei encucado e comecei a ligar uma coisa com a outra… sai correndo e peguei a revista Náutica guardada com carinho que falava de pessoas que moravam a bordo… eu lembrei de uma história de 2 velejadores que tinham “juntado os panos” (literalmente)… e minha suspeita se confirmou: ERAM VOCÊS…
    Grande abraço e espero encontrar vocês novamente.
    Fernando Previdi

  2. Veleiro.net disse:

    Olá Fernando e Jamili
    Obrigado pela visita e suas palavras.
    Foi muito legal conhecer vcs. Sejam bem vindos a vela.
    Esperamos vê-los sempre.
    Bons ventos
    Chris e João

Leave a Reply