Feed on
Posts
Comments

Conheça o Luthier

Conhecemos o casal Dorival e Catarina, através da internet; trocamos muitos emails, informações, dicas e conversa fiada durante a parte final da construção do veleiro Luthier.
Em março desse ano finalmente nos encontramos, tripulações e veleiros na Marina Bracuhy em Angra dos Reis. No convívio com eles e nas conversas sem fim a bordo ora do Yahgan ora do Luthier, nasceu a idéia de acompanhar a sua viagem ao nordeste através dos relatos do Dorival e a versão feminina e bem humorada da Catarina.

No texto abaixo, o Comandante e construtor nos conta como tudo começou:

Em 2004, decidimos que iríamos morar a bordo de um veleiro, e empreender cruzeiros pela costa do Brasil. Sabíamos que necessitaríamos de tempo para resolver diversos ítens: trabalho, finanças, família, e, certamente, encontrar um veleiro adequado. Desejávamos um veleiro seguro, com boa capacidade de armazenamento de água, local para baterias, aposentos confortáveis, seguro, marinheiro, ou seja, um sonho, onde tudo começa.
Depois de algum tempo procurando um veleiro, resolvemos construir um, porque tínhamos tempo, enquanto nos preparávamos para a viagem. Escolhemos o projeto do Samoa 34, da Roberto Barros Yacht Design (www.yachtdesign.com.br), e vendemos nosso veleiro para poder iniciar a construção.
As plantas do projeto datam de junho de 2004. Um mês depois, começamos a preparar os gabaritos, e a laminar as primeiras peças. Em dezembro de 2008, 4 anos e meio depois, seguidas todas as etapas previstas no roteiro, o Luthier foi lançado ao mar, faltando ainda a instalação de alguns itens de eletrônica, e a montagem dos cabos das velas no convés, sem falar na arrumação de todas as nossas coisas, porque já viemos morar a bordo.
A construção amadora, no quintal de casa, sem ajuda profissional, não foi uma opção, mas a única solução, porque morávamos em uma chácara, distante 15 km da cidade, mal servida por transporte coletivo, o que dificultou a contratação de mão-de-obra. Contribuiu para a construção amadora do Luthier, a experiência anterior com trabalhos manuais em madeira. Optamos por pré-cortar as madeiras em uma marcenaria, de acordo com as medidas da lista de materiais. O acabamento do interior do Luthier é simples, mas bem adequado às nossas necessidades.
A construção amadora, com ou sem ajuda profissional, ou em estaleiro, permite que o conhecimento que se tem da embarcação facilite em muito a futura manutenção. Pode-se ainda fazer pequenas alterações, para melhor adequar a embarcação ao seu uso, desde que não altere a estrutura, e sem prejuízo da estabilidade.
O lançamento do Luthier ao mar dá inicio às rotinas de manutenção, melhorias, e aprender a morar a bordo, porque já percebemos que barco não é uma casa.
Morar a bordo deixa o dia cheio de atividades, com a manutenção, planejamento dos consumos de viveres, água, combustível e energia, acompanhamento das condições do tempo, etc. Sempre sobra tempo para velejar, conhecer novas pessoas, e falar no rádio, porque somos radioamadores.

Dorival – PY2LIN, e Catarina – PU2LOG

A bordo do Veleiro Luthier
luthier1luthier2luthier3luthier4

27 Responses to “Conheça o Luthier”

  1. mauricio calabrich disse:

    Dorival bem vindo a salvador,com relação aos oculos é simples,coloque uma pequena boia de isopor na cordinha.

  2. Dorival Gimenes Júnior disse:

    Oi Maurício, bem-vindo a bordo.

    Estamos adorando Salvador. Grande idéia a da boia de isopor, vou testar se aqueles flutuantes que são fornecidos de brinde em chaveiros suportam o peso dos oculos. Obrigado pela dica.

    Abraço
    Dorival

  3. Enio disse:

    Ola Dorival. foi bom falar contigo pelo SSB. Enio

  4. mauricio calabrich disse:

    Ola Dorival,como estár sendo a viagem? Espero que em breve possa estar participando, acabo de compra o projeto em aço do multichine 34, quando estiver em Salvador entre em contato se pos
    sivel mande e-mail.

    Abraço

    Mauricio Calabrich

  5. Dorival Gimenes Júnior disse:

    Oi Mauricio,
    Parabéns pela compra do projeto, o Luthier é um Samoa 34. O arranjo de convés e interior são bem parecidos. Entrearei em contato com você para, quando eu estiver em Salvador, você nos fazer uma visita. Poderemos trocar idéias da construção.
    Abraço
    Dorival

  6. João Gimenes disse:

    É não foi facil… Vamos ver se eu uso a mesma determinação na casa!!!!! Um abraço….

  7. Victor Vellano Neto disse:

    Caro Dorival,

    Fantastico!! Não sabia desta sua empreitada. Muitas felicidades. Vá nos informando sobre sua viagem.

    Um grande abraço

    Victor

  8. Dorival Gimenes Júnior disse:

    Oi Victor, bem-vindo a bordo do Luthier.
    Estamos viajando desde dezembro de 2008, quando lançamos o barco na água.
    Na medida do possível, não há internet em todos os lugares, mantemos este blog atualizado com relatos de nossas viagens.

    Abraço
    Dorival

  9. Lincoln disse:

    Ola Dorival,

    Que legal, que amigos realizam seus sonhos! Sucesso na viagem!

    Um abração,

    Lincoln

  10. Caro Dorival disse:

    O Victor Vellano me enviou o seu site para acompanhar sua viagem.
    Estamos “viajando com voce”, obrigado por partilhar seu sonho de tantos anos que agora esta se realizando.
    Impressionante imaginar que voces construiram o veleiro Luthier, no
    quintal de casa.
    Parabens e sussesso,
    Fernando Bralha

  11. Dorival Gimenes Júnior disse:

    Caros Lincoln e Fernando,

    Bem-vindos a bordo do Luthier. Gostamos muito de ter a companhia de leitores como vocês. Realmente, o nosso sonho de tantos anos, que demandou tanto esforço e preparação, está se realizando.
    Gostamos de receber comentários, e críticas também, ficam à vontade.
    Abraço
    Dorival e Catarina

  12. Marcus Ramaciotti disse:

    Dorival, foi um prazer o nosso primeiro contato, via 15metros, a partir de agora, nos considere um apoio em terra. Estamos lhe acompanhando durante a sua viagem. PY2DEZ Marcus.

  13. Dorival e Catarina disse:

    Oi Marcus, bem-vindo a bordo do Luthier.

    Que pena que a propagação não permitiu nossa comunicação durante a viagem para Salvador.
    Manteremos contato.
    Abraço
    Dorival

  14. Joao Gimenes disse:

    Oi pai,
    Eu to mostrando para o seu ayrton sua incrível viagem, e ele falou para você transformar tudo isso em um livro…
    Pode ser né??????
    Um abração de todos…

    João

  15. Heise disse:

    Bom dia , esta sua realidade de velejar é meu sonho desde criança , porém tenho algumas duvidas, qual o custo estimado diário que tem para manter o barco , quando vc ancora em pier , quanto paga para abastecer com agua , não posso pensar somente na aquisição barco.
    Agora como aposentado quero velejar , será que terei um custo menor que ficar em casa ?
    Obrigado

  16. Will disse:

    Olá Dorival e Catarina,

    conheci o blog agora, abraço pra vocês e aproveitem bem.
    Então, tem feito exercícios a bordo ?

    ps:vc ainda lembra de mim ? will do cpqd….

    Até+

  17. Carlos Cintra disse:

    OLÁ Dorival

    Nos falamos em 20m (13983) a alguns dias onde vc me passou seu blog aqui no veleiro.net… parabens pela construçao amadora, o Luthier é uma linda embarcaçao… eu já tive um Cruiser 31 (Levante), hj se encontra no Bracuhy com um novo comandante… agora moro em Joinville e espero que possamos fazer novos contatos… se um dia descer aqui para a baia de sao francisco (sao chico pros intimos) terei prazer em auxiliar no que for possivel…

    gde abraço , bons ventos , Carlos Cintra – PP5AX

  18. Dorival e Catarina disse:

    Olá Will,

    Bem-vindo a bordo do Luthier!
    Desculpe nossa demora em responder, estávamos navegando.
    É claro que nos lembramos de você! Um falador!
    Não estamos fazendo os exercícios como deveríamos, mas está dando para manter o peso. O barco sempre exige atividades físicas, só sentimos falta de caminhar, o que tentamos fazer quando estamos em terra.
    Legal que vc esteja nos acompanhando, e tomara que vc mantenha aquele seu bom-humor de sempre.
    Abraço,
    Dorival e Catarina

  19. Dorival e Catarina disse:

    Caro Heise,

    Bem-vindo a bordo do Luthier.
    Como em uma casa, o seu orçamento dependerá de seu estilo de vida: se o casal cozinha a bordo, ou vive de restaurantes, se faz as tarefas domésticas e de manutenção básica, ou se contrata de terceiros, se sua locomoção em terra é por transporte público ou por carro alugado e táxi, e por aí vai…
    A atracação em pier varia de R$0,60 a R$2,00 o pé, por marina, com direito à água e energia. Não tivemos dificuldade em obter água, mesmo ancorados, quando o custo é zero, inclusive, coletamos água de chuva.
    Achamos importante que o morador de barco conheça o funcionamento do motor e parte elétrica, que permita a manutenção básica desses sitemas, como troca de óleo e correias, sem necessidade da contratação de terceiros.
    O resto, só a experiência de ter numa embarcação permitirá dimensionar qual será o seu custo, antes de iniciar a vida a bordo.
    Abraço,
    Dorival e Catarina

  20. Dorival e Catarina disse:

    Caro Carlos Cintra,

    Bem-vindo a bordo do Luthier!
    Foi um prazer falar com vc em 20 metros. O rádio encurta distâncias e é um alento e fonte de notícias para o navegador.
    Obrigado por nos acompanhar e pelos elogios à construção do Luthier.
    Não conhecemos a Baía de São Francisco do Sul, mas temos boas recomendações sobre ela. Quando os ventos permitirem, atracaremos por aí, para conhecê-lo pessoalmente.
    Abraço,
    Dorival

  21. marcelo disse:

    nossa e um barco maravilhoso
    ma s me diz ai vc tem a planta desse veleiro
    se vc ñ se encomoda vc poderia manda uma copia p/
    mim

  22. Dorival Gimenes Júnior disse:

    Caro Marcelo,

    Obrigado pelo elogio. As plantas foram adquiridas da Roberto Barros Yacht Design. O site deles é http://www.yachtdesign.com.br.
    No momento, eles estão com uma boa promoção na venda dos planos de construção do Samoa 34, incluindo o direito de contrução de uma unidade, e o suporte técnico.

    Abraço
    Dorival

  23. [...] Dando sequencia a série de receitas do MaraCatu Weblog, que estreou com o cheese cake do Pajé, aqui vai uma colaboração de Catarina do veleiro Luthier, um Samoa 34’, projeto de Cabinho, construído por ela e o marido Dorival, com quem mora a bordo desde o final de 2 008. [...]

  24. PAULINHO disse:

    DORIVAL ACOMPANHAMOS UM POUCO DA CONSTRUÇÃO DESSA MARAVILHA DE VELEIRO AGORA É SÓ CURTIR
    ABRAÇOS A VOCÊS
    PAULINHO

  25. Will disse:

    Olá Dorival e Catarina,

    tudo bem com vocês, mande notícias.
    Estão a bordo ? ou estão em Terra firme ?

    abraço
    Will_CPqD.

  26. Fernando Luz disse:

    Dorival e Catarina, bom dia. Nós nos conhecemos recentemente em Party quando fomos buscar nosso novo veleiro, o TalisnanII. Venho agradecer a atenção e ajuda que vocês nos deram em nossa passagem pela marina Farol de Paraty. Partimos para a Ilha Grande contentes e com uma ótima velejada. No dedo do pé da Claudia tinha realmente uma fraturou, mas o bom vento fez ela esquecer da dor. Muito obrigado.
    Fernando e Claudia

  27. JOAO SCURO disse:

    Olá Dorival / Catarina
    Estamos em Joinville terminando a construção de nosso Samoa 34 – denominado: BRASA, a construção teve inicio em 2008 e só agora estamos no final da obra, no momento estamos concluindo o molde da quilha para envia-lo a fundição é justamente sobre isso que gostaria de falar e saber a opinião de voces referente ao comportamento desse modelo de quilha, afinal voces já tem muitas milhas navegadas e experiencia para se possivel nos aconselhar.
    Somos Gratos,
    Forte Abraço e Feliz 2014.

Leave a Reply