Feed on
Posts
Comments

Rio Boat Show dia 1

Amigos, o pier dos cruzeiristas é o local mais animado do Rio Boat Show de 2006 e está se tornando o grande ponto de encontro da vela de cruzeiro. Organizado pela Associação dos Velejadores de Cruzeiro e seu incansável presidente Fernando Sheldon Jr, o pier abriga um time muito representativo desse segmento da náutica:
Marçal e Eneida do Veleiro Rapunzel, João Sombra do Guardian, Mara e Hélio do MaraCatu, Hugo Luiz, Gislayne e Talita do Beduina, Sergio Zurawel do Caso Sério II, Torres do Kanaloa, Fábio do Planckton, Marcio Dottori do Carapitanga, Roberto “Cabinho” Mesquita de Barros do Fiu, Manolo do Sabadear II, Christian e Fernanda do Bacanas.
Ao longo dessa semana iremos conversar com cada um deles e publicar aqui no Blog.
Gostaria também de receber perguntas para encaminhá-las aos participantes.

A nossa primeira conversa foi com o casal Mara e Hélio do Veleiro MaraCatu
- Hélio começa falando que estão morando a bordo desde 1999 e que o MaraCatu está na água há 12 anos depois de 6 de construção amadora
- Mara acrescenta que nesse período navegaram pela costa brasileira entre Sta Catarina e Rio Grande do Norte incluindo 5 viagens a Fernando de Noronha além de travessias oceânicas em outros barcos e estão muito satisfeitos com a opção de vida adotada; “passamos a gastar muito menos que na vida urbana, convivemos constantemente com outros cruzeiristas e com as pessoas simples dos lugares ribeirinhos. Nossa alimentação melhorou de qualidade e a saúde também”
- Hélio confirma enfatizando que a vida a bordo de uma pequena embarcação exige um exercício diário de flexibilidade na convivência de um casal; “fomos recentemente entrevistados pela revista Marie Claire com enfoque nesse aspecto da vida cotidiana e a repórter ficou empolgada com o nosso estilo de vida”
- Sobre a forma de subsistência, o casal conta com uma aposentadoria e o aluguel de um apartamento. Trabalham eventualmente escrevendo artigos para a revista Náutica, em eventos e no transporte de embarcações. “Atualmente estamos totalmente absorvidos na organização do IV Encontro Nacional da ABVC que se realizará na Marina Bracuhy no período de 15 a 18 de junho”
- Descrevendo o entusiasmo pela participação no Rio Boat Show de 2006, Mara acrescenta:”é a nossa segunda participação e temos recebido visitantes que nos dizem que depois de conversar conosco em 2004 sairam direto para comprar seu primeiro veleiro. Estamos contribuindo para dar o empurrãozinho final no sonho de várias pessoas”
- Hélio complementa: “hoje recebemos um casal que veio de Porto Alegre somente para visitar o salão e principalmente conversar com os cruzeiristas visando auxiliá-los na compra do primeiro barco”. E provoca: “estou organizando um curso de “marinização de esposas” para vencer o último obstáculo dos casais interessados e ainda titubeantes”

Devo acrescentar que o MaraCatu foi muito visitado neste primeiro dia apesar do tempo um pouco instável com alguma chuvinha no Rio de Janeiro.

João Carlos

2 Responses to “Rio Boat Show dia 1”

  1. Alexandre Moraes disse:

    Bons Ventos
    Admiro e estou ansioso pelo dia de comprar o meu.
    Gostaria de saber se o Maracatu e sua ilustre tipulação estarão no Bracuhy ministrando algum curso?

  2. Hélio disse:

    Alexandre,

    Vamos oferecer uma palestra no Rio Boat Show na sexta-feira, dia 12, às 18h. Apareça e receba “Dicas para Velejar na Costa Brasileira”

Leave a Reply