Feed on
Posts
Comments

Usei o título do excelente livro de Herman Alvarez Forn (o Hormiga Negra) para falar de comunicação a bordo do Yahgan.

O primeiro da lista em utilização é o rádio VHF Standard Horizon Eclipse. Com uma antena no topo do mastro e uma potência máxima de 25 Watts, o VHF (e sua modulação em FM) permite uma comunicação limpa de ruidos e sempre confiável. O alcance entre barcos fica em torno de 20 milhas e com estações costeiras um pouco mais. Uma grande vantagem é o acesso a rede de estações da Embratel, posicionadas em todo o litoral de forma a permitir um contato contínuo. Por esta rede pode-se efetuar ligações telefônicas (caríssimas) e obter a previsão de tempo gratuitamente. Todas as vezes que chamei essas estações, numa distância de até 30 milhas da costa, fui atendido prontamente.

O segundo da lista é o rádio SSB Icom IC-M710 combinado com um acoplador de antena Icom e uma antena vertical (um fio estendido do topo do mastro até a targa). Este rádio permite cobrir distâncias bem maiores mas o alcance depende de vários fatores que influenciam na propagação das ondas eletromagnéticas. Uso muito as frequências de 8000 e 12000 khz para o contato com os Iates Clubes numa distância maior do que 100 milhas a fim de comunicar minha posição e obter a previsão de tempo. A rede da Embratel também atende nas frequências de SSB. Outro uso muito importante para este rádio é a comunicação com outros velejadores sempre no entardecer de cada dia onde são trocadas informações importantes e contadas as mais recentes fofocas.

Terceiro na lista, o telefone celular da operadora Claro que uso para contatos telefônicos e para o acesso a internet. Navegando próximo a costa sempre há sinal que permite o seu uso. Como referência, no trecho Angra dos Reis >> Vitória, fiquei sem sinal de celular somente entre Macaé e proximidades de Guarapari, numa distância de aproximadamente 70 milhas. O acesso a internet é feito usando a rede EDGE da Claro e o modem do próprio aparelho telefônico acoplado a um computador. Tenho um plano de acesso ilimitado e a velocidade é apenas razoável, suficiente para receber e enviar mensagens, consultar a previsão de tempo e fazer operações bancárias. Páginas muito carregadas ou filmes online deixam o usuário irritado pela demora.

Abaixo uma foto com os tres equipamentos de comunicação

comunicacaoblog

2 Responses to “Mensagens em garrafas”

  1. Chris disse:

    Bom, se ainda tudo isso não funcionar pode fazer sinais de fumaça ou mandar mensagens em garrafas!! beijo

  2. Chris disse:

    Viu só??? O blog da veleiro.net ta no blog do Maracatu, com fotos e tudo mais!!

Leave a Reply