Feed on
Posts
Comments

A volta

Depois de mais de 5 meses perambulando pela baía de Todos os Santos e suas inúmeras atrações, uns kilos mais pesados por conta dos acarajés da Regina e do sorvete da Ribeira, iniciamos (agora João e Christina tripulando o Yahgan) a lenta viagem de retôrno a Angra dos Reis.

Camamu, 70 milhas ao sul de Salvador foi a primeira parada no dia 01 de janeiro de 2009. A curta travessia foi feita com vento nordeste fraco e a ajuda do motor e a chegada programada ainda com a maré enchendo para evitar a conhecida turbulência na barra de Camamu quando a correnteza da vazante se opôe ao vento e mar.

O nosso plano é descer lentamente a costa no rumo do sul, aproveitando o verão que é a melhor época para se explorar o sul da Bahia, parando em Sto André, Abrolhos, Coroa Vermelha, Búzios e Arraial do Cabo.

Camamu é a terceira maior baía do Brasil e tal como a baía de Todos os Santos, tem uma enorme área com baixas profundidades que limitam o acesso a quem carrega um peso "morto" de duas toneladas embaixo do casco que confere ao Yahgan um calado de 2 metros dos grandes. Ainda assim há inúmeras atrações por aqui sendo a melhor delas, na minha opinião, a cachoeira de Veneza que desemboca uma enorme quantidade de água diretamente em um braço de mar.

Estamos agora ancorados na localidade de Taipus de Dentro na lat 13° 56′ .85 Sul e long 38° 59′ .67 Oeste, na margem voltada para a península de Maraú.

One Response to “A volta”

  1. Chris disse:

    Tudo, num céu azul e mar ainda mais do que azul começamos um novo ano, de verão e calor. Isso que é férias!! A Baia de Camamu é outro paraíso que irá fazer nossa volta ainda mais lenta ;-)

Leave a Reply