Feed on
Posts
Comments

Luthier em Noronha

Reproduzo abaixo trechos do e-mail recebido agora há pouco:

Oi João,
Largamos na primeira turma, às 15:20. Passamos a linha 5 minutos depois da largada, por uma bobeira minha, achei que ia queimar, e o vento diminuiu, sairia em primeiro, mas saí em sexto.
Com vento de E de 12 nós, após dois bem sucedidos bordos, montamos a boia em terceiro. Dois barcos grandes ficaram para trás dentro do canal.
Logo depois, 3 horas, demos uma bobeira no rizo da vela, e perdemos uns 20 minutos. Em seguida, o vento apertou e  virou nordeste. Depois de dois bordos, com o vento diminuindo para 10/8 nós, resolvi dar um bordo e rumar para leste, andamos 22 milhas a 4 nós. Depois foi só ir orçando em direção da linha reta que marquei entre a boia norte do porto do Recife e a Ponta da Sapata. Deu certo, achei mais vento que o pessoal, fizemos 100 milhas nas primeiras 24 horas, e andamos a 7,5 nós em uma orça folgada nas ultimas 24 horas, cheguei a ter mais de 8 no GPS, mas era a corrente me ajudando.
Fomos o 32º barco a chegar.
O Barco está inteiro, não quebrou nada.
Depois comento mais, vou tomar um café e voltar a dormir.
Abraço
Dorival

7 Responses to “Luthier em Noronha”

  1. Cabinho disse:

    Oi Dorival
    Parabens pela ótima colocação. Chegar em trigésimo segundo lugar é muito bom para o barco que é a casa de vocês. Fantastico!!!
    Cabinho

  2. Luis Gouveia disse:

    Olá Amigos;

    Fiquei muito contente de saber da classificação de vocês na REFENO. Parabéns!
    Para nós que projetamos o Samoa 34 e que acompanhamos, mesmo de loge, toda a construção du Luthier é uma grande felicidade e um sentimento enorme de realização profissional. Não apenas pelo resultado na regata, mas principalmente por tudo que vocês já fizeram e estão fazendo com o barco.
    Sou leitor assíduo do blog.
    Um grande abraço.
    Luis

  3. Ivan disse:

    Parabéns pela façanha ! Estamos lendo que essa foi uma REFENO com pouquíssimo vento. Chegar no primeiro terço com um barco de cruzeiro está excelente.
    Esperamos que se divirtam muito e aproveitem a estadia aí em Noronha.
    Se encontrarem o Eduardo e a tripulação de seu veleiro “SOPHIA” mandem nosso abraço. São amigos que fizemos durante o Cruzeiro Costa Sul 2009. Gente fina, vale a pena travar conhecimento.
    Abraços,
    Ivan mais Egle

  4. Dorival Gimenes Júnior disse:

    Cabinho e Luis,
    Vocês realmente tem muito que se orgulhar do projeto do Samoa 34, este barco anda muito rápido. Também acho que estou colhendo frutos dos dois anos que a madeira, freijó, ficou secando na varanda de casa, antes de virar strips para o casco. A largada foi fantástica, todo mundo viu como com dez nós de vento, em uma orça de 40 graus, passávamos a 6 nós ao lado dos barcos grandes. No trajeto, teve pouco vento, mas adotamos uma estratégia diferente de todos, e deu certo. Faremos um relato aqui no blog.
    Desculpem a demora em responder, acabamos por ficar sem internet em Fernando de Noronha. Agora estamos em Natal, e a regata para cá também foi legal.
    Cabinho, daqui vamos voltar par o sul, e quando passarmos pelo Rio você está convidado a velejar no Luthier.
    Abraço
    Dorival e Catarina

  5. Dorival Gimenes Júnior disse:

    Ivan e Egle,

    Obrigado pelos cumprimentos. Realmente Fernando de Noronha, e agua que cerca o arquipélago, é o grande prêmio para os participantes da Regata. Conhecemos o Eduardo, do Sofia, no clube charitas, em Niteroi, quando ele voltava do Cruzeiro Costa Sul. Como se diz em Sampa, ele é muito boa praça. Vamos nos encontrar bastante na descida da costa.
    Desculpem a demora em responder. Ficamos sem Internet em Noronha.
    Abraço
    Dorival e Catarina

  6. conde disse:

    Até se sente o entusiasmo, tanto no texto como na resposta dos comentarios.

  7. Dorival Gimenes Júnior disse:

    Oi Conde,
    Realmente em um cruzeiro como estamos fazendo, as emoções ficam à flor da pele, principalmente “navegando entre as estrelas”. Se de barco ou de moto, pouca diferença faz. Vimos que você também procura sentir o ambiente à sua volta.
    Abraço
    Dorival e Catarina

Leave a Reply