Feed on
Posts
Comments

Passo de Jama

purmamarca (2)

Saímos de Tilcara de manhã, não muito cedo, pois faríamos um trecho de pouco mais de 400km até Atacama cuestadelipan (10)no Chile. A 45km de Tilcara vimos o Cerro das Siete Cores, que  anunciava nossa chegada à Purmamarca, um lugarejo de origem indígena, muito pequeno e aconchegante, que vive de basicamente de turismo e artesanato. encravado no meio de morros coloridos e altas montanhas.
De lá  era só subida, pegamos a Cuesta Lipan,  a ruta 9 é uma estrada em bom estado cuestadelipan (4)de conservação, que vai contornando os morros, como serpentes, até o ponto mais alto da cordilheira do lado argentino antes do Paso de Jama. Na placa  marcava  4170m de altitude e no nosso GPS foi de 4217m do nível do mar.
Ao iniciar a descida para os altiplanos argentinos nos deparamos com a Salinas Grandes, cuestadelipan (6)uma área enorme e branca, vemos sal para todos os lados. quase não cruzamos com veículos, somente alguns caminhões, pouquissimas casas, nenhuma gente, também para morar nessa altitude é preciso coragem e desprendimento, porque tem pouca água, é frio e seco,   não tem energia elétrica, chegamos a ver uns  painéis solares nas poucas casas que avistamos. Mas tinham muitas , incontáveis Lhamas e Vicunhas andando livres por todo esse nosso caminho.
spatacamaQuase na fronteira tem a minúscula e feia Susquez, cidade de apoio e mineração.
Mesmo com a burocracia, dar saída no país foi tranquilo, e quase rápido. mais altochile (9)
Mas para chegar ao Chile subimos ainda mais ao nosso recorde de 4827m do nível do mar. Mais salares nos altiplanos chilenos, numa paisagem exuberante, depois foi morro   abaixo até San Pedro de Atacama, mais alfandega, carimbos, vistorias.
A cidade é pequena, simpática e muito turística. 

Aqui e no Vida ao Avesso encontrará fotos e relatos inéditos

Leave a Reply