Feed on
Posts
Comments

 

los hornos (6)

Depois de mais de três dias de deserto, e já querendo ver algo verde diante dos olhos, partimos para Antofagasta, 300km de mais montanhas,  areias, sempre o deserto, até chegar ao nível do mar.
De repente aparecem nuvens densas e escuras presas na cordilheira, como se tivesse uma barreira ou uma proibição para que elas não avançcassem para cima do deserto.
Numa descida gradual e contínua, vimos na última curva o mar, sob as nuvens cinzas que escondiam a linha do horizonte. chanaral
Mas lá estava ele, o Pacífico, o outro oceano, do outro lado do nosso continente, ele é verde, de ondas fortes, numa encosta de pedras e penhascos.
Ruta 5, a TransAmericana, acompanha o desenho da costa chilena, com poucos devios dentro dos altos Andes, vemos o Pacífico mudar de cor de verde musgo ao azul petróleo,
areias claras e milhares de pedras neras e blancas, e muitas, muitas áreas não habitadas.
O deserto nos acompanhou por três regiões (estados), Antofagasta, Atacama e Coquimba, a mudanças da vegetação são sutis, já no fim da região de Atacama começam a aparecer uma vegetação rasteria e verde, os cactus que vimos somenta na Argentina, volta a figurar na paisagem.
Avistamos da estrada, umas  enseadas protegidas do vento de SW, mas com tantas pedras que nenhum porto nos deu a sensação de chanaral (6)segurança, tinha sempre pequenos barcos de pescadores, alias é preciso muita coragem para pescar nesse mar.
Aqui o deserto se cobre de vegetação  ‘tipo de cerrado’ mas ainda nos acompanha pelo litoral, até que chegamos a La Serena, Coquimba, aqui vemos árvores, parques, vales de plantações de frutas e verduras. A cidade é pequena com 160mil la serena (2)habitantes, de temperatura agradável e boa comida chilena, peixes e vinhos deliciosos!
    A hospitalidade dos chilenos é um capítulo a parte, somos bem recebidos sempre, inclusive os carabineros, na estrada quando vêem o carro do Brasil, nos param  para  conversar sobre nossa viagem e temos que dizer todo nosso roteiro e ouvir cada sugestão deles de lugares que temos que conhecer, ah sobre documentos, nada não estão interessados, porque sabem se você chegou até aqui é porque está tudo certo.

 

Mais novidades, fotos e outras histórias, postei no vida ao avesso

Leave a Reply