Feed on
Posts
Comments

Rio Boat Show dia 7

Amigos, uma instabilidade estacionada em cima do Rio de Janeiro está provocando muita chuva e prejudicando um pouco o contato do público com os cruzeiristas.
Mas como o velejador não se espanta com tempo ruim, embaixo de ventos com rajadas de 23 nós e chuva intermitente a turma do Píer fez, mais uma vez, um churrasquinho básico. Dessa vez todos se reuniram no Guga Buy, dito, o menor barco da flotilha (o que não é verdade já que o MaraCatu também tem 29 pés). A festa, depois sem chuva, rolou até 2h30 da matina.

DSC 4260

O destaque da sexta feira foi a palestra de Mara e Hélio do veleiro MaraCatu que nos apresentou preciosas dicas da viagem que eles denominam “Círculo do Brasil”, com a subida para o nordeste no inverno até Fernando de Noronha e retôrno no verão. Ilustrado pelas belas fotos do Hélio a palestra certamente incentivou muita gente a cumprir esse percurso.

Próximos fisicamente no Rio Boat Show mas muito distantes filosoficamente, as enormes lanchas e os veleiros de cruzeiro atraem tipos muito diferentes de interesses. Tendo como alvo um público de altíssimo poder aquisitivo, os stands dos estaleiros dessas lanchas tem lindas recepcionistas e vendedores vestidos impecavelmente falando todo o tempo em sofisticados telefones celulares. Servem uisque e queijos importados. O candidato a proprietário vai, provavelmente, usar seu objeto de desejo somente como mais um meio de transporte ultra rápido, ao lado do seu helicóptero e do seu carro importado.
Em contraste, o comprador de um veleiro de cruzeiro adquire também um novo estilo de encarar a vida cotidiana. Como a sua capacidade finaceira é, geralmente, restrita, ele se interessa por aprender como fazer a manutenção dos sistemas que compôem o barco. A identificação com o mar e com os elementos da natureza é maior.
Claro que cada pessoa pode aproveitar o mar do seu jeito e não há uma regra.
Perscrutando as conversas num estande de lanchas ouve-se falar de números e estatísticas. No pier dos veleiros de cruzeiro ouve-se falar de aventuras e sonhos.

João Carlos

Leave a Reply