Feed on
Posts
Comments

O navegador quando se refere as condições meteorológicas chama de janela de tempo uma previsão de vento e mar para uma determinada área em um espaço de tempo curto, geralmente.

Venho acompanhando há mais de um mês a previsão para o trecho entre Angra dos Reis e Salvador e em nenhum desses últimos 40 dias eu encontrei uma dessas "janelas" que todo cruzeirista sonha, com vento favorável e ondas administráveis.

Em todas as vezes que fiz esta viagem de subida da costa, tendo sempre como regra não sair com uma previsão desfavorável, as travessias foram agradáveis e seguras. Claro que para poder escolher uma previsão muito favorável tem que se ter tempo disponível, muita paciência e nunca uma hora marcada para chegar ou sair. Já fiquei 12 dias em Vitória num mês de agosto aguardando um implacável nordeste que chegava a 25 nós durante o dia. Aliás a cidade de Vitória é uma conhecida armadilha para quem sobe a costa: pára-se lá com vento sul de uma frente fria a fim de abastecer e descansar um pouco e quando se dá conta o nordestão já "entrou" novamente e fica muito desconfortável prosseguir.

Para a previsão do tempo eu uso as páginas listadas na seção de Links Indispensáveis de Meteorologia da Veleiro.net

Leave a Reply