Feed on
Posts
Comments

Puerto Varas

 

Subimarino no Porto de Valdívia

 

 

A sorte e a escolha da época certa para fazer essa viagem nos tem dado dias de sol maravilhosos e nada de chuva, partimos de Pucon para Puerto Varas.
Antes desviamos nosso caminho para conhecer Valdivia,Curanto Mariscales, teve bão!! uma cidade portuária, muito bonita e náutica, com 140 mil habitantes, divida entre dois rios navegáveis e uma baia protegida por ilhas na foz do Rio Valdivia com o  Pacífico.
Fomos até a praia ver o mar, avistamos dois veleiros velejando, tinha bastante vento acredito que mais de 15 nós.
Seguindo pela beira mar rumo ao inteiror da baia, subindo o rio até o Iate Club de Valdívia, vimos outro veleiro de vento em popa. O lugar é lindo e agradável, paramos para almoçar com essa paisagem emoldurada pela janela, o cardápio foi frutos do mar, Curanto Mariscales, acompanhado de vinho (só pra mim) e a levissima água de Cutipay.
Lago Llanquihue e o vulcão Osorno De tarde aportamos em Puerto Varas, devidamente instalados saímos para andar pela cidade  à margem do Lago Llanquihue e ver o anoitecer sobre  a cordilheira e o vulcão Osorno nevados,  como estamos um pouco abaixo da latitude 41° W  o dia é claro até depois das 21h.
No dia seguinte fomos conhecer Puerto Montt e nos informar melhor sobre os ferryboat para a Carretera Austral, “no vagas hasta 30/11”, foi o que ouvimos na bilheteria do porto.
Visitar Chiloé estava nos planos, quase de passagem, para pegar o Ferry em Quellon no sul da ilha, até Chaiten ou Puerto Cisnes. Sem a opção de ir de navio para a Carretera decidimos conhecer um pouco Chiloé o que acabou se relevando uma grande e agradável surpresa.
Em Pargua tomamos o Ferryboat para a ilha Chiloé, a travessia do canal Chacao Playa Piedra Run e o valente Trolleré feito num instante, chega-se numa rampa que tem sempre um ferry esperando, sem fila embarcamos,  pagamos a bordo, passageiros não pagam, somente veículos.
A ilha é encantadora, lugarejos pequenos, muito bem cuidados, casa estilo alemão, muito verde e flores, a ilha é um colorido só. O mar estava calmo, ainda verde e transparente, passamos por vários riachos e rios. Paramos em Ancud para almoçar e conhecer um pouco a cidade, comemos mais mariscos e salmão, uma delícia! O chilote, (quem nasce em Chiloé) não foge a regra do resto do país, são tão agradáveis e gentis que praticamente mimam os turistas.
Finalmente com os pés no PacíficoDepois mais uns 40 minutos de estrada de asfalto e ripio, chegamos numa praia fantástica, muito longa e vazia, Playa Piedra Run, descemos até a areia de carro, finalmente molhei os pés no Pacífico, foi indescritível mas devo confessar que estava  gelada.
Com a mudança de rumo, seguiremos amanhã para Orsono e atravessaremos para a Argentina no Paso Cardenal Antonio Samoré e de lá rumo ao sul até onde dê para voltar ao Chile e seguir pela Carretera Austral.

Leave a Reply