Feed on
Posts
Comments

Rio Boat Show dia 5

RBS2006logo

Amigos, a quarta feira foi muito movimentada para os cruzeiristas porque era o dia das palestras. Como o planejamento não é o forte dessa turma, o que mais se ouvia ao longo do dia era “já tá pronto?”, “o computador não está colaborando”, “as fotos sumiram”. Para complicar (e tornar o dia mais agradável ainda), um grupo de velejadores de Angra dos Reis fretou uma Van para visitar o salão e passou boa parte da tarde se revezando nos cockpits dos veleiros de cruzeiro.

Mais tarde os cruzeiristas foram recepcionados na área VIP da Revista Náutica. O presidente da Associação Brasileira dos Velejadores de Cruzeiro, Fernando Shelton Jr entregou uma placa comemorativa ao editor e organizador do Rio Boat Show Ernani Paciornik. Nos breves discursos, foram destacados o apoio que o salão estava prestando a vela brasileira e o importante papel da ABVC na centralização dos interesses da atividade do cruzeiro a vela. Abaixo as fotos da entrega onde não faltou a gozação (tão típica dos cruzeiristas) com a diferença de altura entre o Fernandão e o Ernani

ABVC1web

Depois foi iniciada a maratona de palestras, começando com o relato apaixonado do velejador baiano Kan Chu sobre a participação em 10 regatas Recife – Fernando de Noronha. Prosseguiu com o Christian e a Fernanda (foto abaixo), jovens cruzeiristas que recentemente retornaram de uma volta ao mundo num Spring 36 e fizeram um relato tão tranquilo que deixaram a impressão de que haviam voltado apenas de um corriqueiro fim de semana em Angra. Certamente sua palestra motivou muita gente a fazer o mesmo.

Depois foi a vez do Torres (veleiro Kanaloa), Fábio (veleiro Planckton) e Paulo Pêra falarem sobre a mais extensa regata oceânica do Brasil, a Vitória – Trindade.
Para coroar um dia repleto de informações úteis para o cruzeirista, tivemos a palestra do Marçal Ceccon (veleiro Rapunzel), que inovou substituindo o relato de aventuras pela descrição dos pormenores da vida a bordo durante uma viagem, com destaque para um extenso elogio a companheira Eneida (extensivo as demais mulheres cruzeiristas) que foi muito aplaudido.

E como a turma não é de ferro, no final do dia mais uma comemoração: o aniversário do Christian, motivo suficiente para muita cerveja, salgadinhos, sanduíches (que aparecem inesperadamente de dentro dos barcos numa quantidade sempre muito maior do que a capacidade de absorção dos presentes) e conversa fiada até a madrugada.

João Carlos
Fotos: Hélio Viana

Leave a Reply