Feed on
Posts
Comments

Rio Boat Show dia 2

Amigos, o domigo foi chuvoso no Rio mas o pier dos cruzeiristas continuou sendo muito visitado. O destaque foi a palestra do navegador João Sombra com fotografias incríveis e o lançamento do livro Conversando com o Guardian.

A conversa do domingo foi com o casal Hugo Luiz e Gislayne e a pequena Talita.
- Gislayne descreveu longamente a história do casal e sua paixão pelo mar e pelos barcos a vela: “navegávamos em pranchas a vela e sonhávamos com os barcos de cruzeiro. Nosso primeiro veleiro foi um pequeno 19 pés que estava abandonado num clube náutico. Trabalhamos duro para reformá-lo. Depois compramos um maior, de 34 pés, que também necessitava de reparos. E assim fomos construindo o nosso sonho, com orçamento apertado e muita dedicação”
- Hugo acrescenta: “um belo dia apareceu na nossa trajetória o catamaran Beduína. O proprietário meu amigo, me convidou para ajudá-lo a trazer o barco da Bahia, onde tinha sido construido, para o Rio. Nessa travessia, ele me fez a proposta de trabalhar como skipper do barco no serviço de charter em Angra dos Reis. Inicialmente achei a idéia boa mas que atrapalharia a minha vida profissional de Analista de Sistemas. Depois de muita insistência dele resolvi fazer uma experiência que deu muito certo e, de certa forma, mudou o rumo das nossas vidas. Depois de 3 temporadas de sucesso, meu amigo surpreendeu-me com a proposta de levar o barco para o Caribe e depois possivelmente para a Europa. Na hora identifiquei a oportunidade de realizar o grande sonho da família de viajar num veleiro”
- Gislayne complementa: “na época já planejávamos morar em algum local mais tranquilo, longe da vida urbana de grande metrópole. E o sonho antigo de morar a bordo de um veleiro e viajar seria juntar o útil ao agradável. Sempre fomos muito unidos e todas as decisões importantes para a família sempre foram tomadas com muita serenidade”

- Hugo descreve o planejamento: “vamos sair do Rio no final de julho acompanhando o Cruzeiro Costa Leste do Iate Clube do Rio de Janeiro. Em Salvador vamos participar da regata Aratu – Maragogipe e depois seguir para Recife e Fernando de Noronha na regata Refeno. A ida para o Caribe será no final do ano. Em todos os trechos dessa viagem estaremos operando com charter, inclusive no Caribe”
- Gislayne adiciona: “estamos nos preparando para ficar alguns anos fora do Brasil vendendo a casa, os móveis, o carro. Fizemos uma parceria com a escola da nossa filha para que ela possa realizar os estudos à distância. Vou continuar a fazer a bordo os meus trabalhos de artista plástica. O sonho vai ser realizado com muita responsabilidade”

A conversa agradável se extendeu noite adentro no abrigado cockpit do Beduína. Saindo de lá tive a certeza de que estava diante de mais uma fórmula simples de felicidade e realização do sonho de uma família, de forma discreta, consciente e responsável.

João Carlos

2 Responses to “Rio Boat Show dia 2”

  1. Renato Silveira disse:

    A realização de um sonho é sempre motivo de felicidade para todos. Esse foi construído aos poucos e com muito amor. Estamos certos que essa será a primeira de muitas viagens e de muito sucesso, estamos torcendo e com vocês. Fiquem com DEUS. Pedro, Caio, Mariana, Renato e Ana Cláudia.

  2. Cesar disse:

    Hugo e Gislaine, fico feliz e muito entusiasmado com a realização de seus sonhos, que confesso são os mesmos que os meus.
    Estou a planejar uma mudança com minha família para uma veleiro.
    Não tenho experiencia ainda, apenas um pequeno ranger 22″na represa, mas a vontade está fazendo com que nós nos planejemos e daquí uns 3 anos possamos realizá-lo.
    Meu interesse é justamente por um catamarã, por ser mais estável e confortável, tenho duas filhas, 12 e 6 anos.
    Bons ventos
    Cesar Pastor

Leave a Reply